Tópicos Activos
|
|
|
Ver os resultados já contabilizados: Quando passamos nos cruzamentos o que fazemos?
|
|
Abrando e passo com cuidado
|

|
41 |
100.00% |
|
Abrando e passo sem preocupação, tenho a prioridade
|

|
0 |
0% |
|
Passo normalmente porque tenho a prioridade
|

|
0 |
0% |

22-12-08, 16:11
|
 |
Viajante Ouro e Moderador Geral
|
|
Origem : Águeda
Respostas: 1,982
|
|
Acidentes em cruzamentos urbanos
As estatísticas indicam que cerca de 2/3 dos acidentes rodoviários com motociclos ocorrem em cruzamentos urbanos onde os mesmos tinham prioridade.
De modo a evitar o perigo, é importante ter uma boa visibilidade nos cruzamentos, ver bem a sinalização avisadora e rodoviária, bem como os sinais de direcção e os separadores centrais.
Quando conduzimos de noite devemos ter em atenção os sinais e marcos luminosos, o pavimento onde poderão aparecer sinais de travagem indicando que o cruzamento é perigoso, nesse caso é importante que nos coloque-mos de forma visível.
Quando nos apercebemos de que o cruzamento ou rotunda não inspira confiança, devemos abrandar suavemente de modo a que os outros também o façam em segurança e depois avançar por onde tenhamos melhor visibilidade.
Estes são apenas alguns procedimentos para passarmos os cruzamentos com mais segurança.
E nós o que fazemos?
|

22-12-08, 18:10
|
 |
Viajante Prata
|
|
Origem : MAIA
Respostas: 1,707
|
|
Re: Acidentes em cruzamentos urbanos
Boas amcosta concordo com o que o que escreveste em parte mas tal como a maioria do pessoal é tudo tão rapido que demoramos alguns segundos a ter que identificar o perigo que nos espera em cada curva/cruzamento/gasoleo derramado/etc.são tantas as armadilhas que deparamos [o meu ultimo flash uma tampa de saneamento partida de madrugada aonde os gatos são pardos bem foi um final triste mesmo com a atenção que que referes] mas actualmente não é facil termos dominar a moto os restantes automobilistas os cães que vão ***** nos jardins publicos e atravessam sem que o parvalhão do dono o controle [já matei um 2 meses de estaleiro uma big reparação em €€ e tantos espectadores assistiram ao acidente, tive um grande galo o raio do saco de pulgas era ORFÃO  portanto estamos um pouco a sorte do nosso protector Sº RAFAEL e a mistura a nossa experiencia vale muito 
|

22-12-08, 18:31
|
 |
|
|
|
|
Como dizes José, é difícil o controle de tudo o que nos rodeia, para evitar-mos acidentes e no caso dos animais ou até crianças, então as coisas tornão-se mais complicadas.
Esta questão que trouxe aqui dos cruzamentos urbanos, penso que é uma das coisas que mais nos deve preocupar no dia-a-dia, quando circulamos dentro das localidades, pois em cada esquina ou em cada mudança de direcção, pode estar uma armadilha.
Eu sempre que passo nos cruzamentos, para além de abrandar, procuro encostar-me ao eixo da via de modo a fugir o mais possível da linha de cruzamento, mesmo quando a visibilidade é boa.
É um dos meus procedimentos em termos de condução defensiva e por norma desconfio de tudo o que se mexe e não se mexe. 
|

22-12-08, 18:51
|
 |
Viajante Prata
|
|
Origem : MAIA
Respostas: 1,707
|
|
Citação:
 Mensagem original do Viajante amcosta
.
É um dos meus procedimentos em termos de condução defensiva e por norma desconfio de tudo o que se mexe e não se mexe. 
|
é correto o que escreves mas cada vez é mais dificil partilharmos as estradas com os restantes utilizadores com nós também incluídos porque somos as vezes os mais prevericadores porque ainda temos membros que se intitulam os donos da estrada e são a nossa mancha negra [os domingueiros das 9h.-13h.] 
|

22-12-08, 19:39
|
 |
Viajante
|
|
Origem : Lisboa
Respostas: 45
|
|
Ois!
Pois é já fez um aninho que um enlatado fez a afirmação mais vulgar que todos nós ou i) já ouvimos ou ii) vamos ouvir: - "Não te vi..."
De facto ia numa estrada principal, onde ele teria um STOP e ameaçou parar, claramente, depois da hesitação fui devagar mas à confiança.. resultado tive de ter uma mota nova!
Desde então, sempre que vejo alguém em cruzamentos, abrando vou para o centro da via, faço sinais de luzes e por vezes buzinadelas! mas nunca hesito se tenho de parar para dar prioridade a quem não a tem! Não quero cruzar-me de novo com outro igual!
Acho que há muitos que exageram nas velocidades dentro de localidades, e acabam por perder a noção da taxa de repetição que se faz o gesto de olhar para retrovisores, laterais,...
Sou apologista de antes de ultrapassar, fazer-me ver e acho que isso continuará a marcar a diferença!
Boas viagens e com cuidado, especialmente nesta época de enlatados exasperados em filas de trânsito! Feliz Natal!

22-12-08, 19:43
|
 |
Viajante Ouro, Moderador Parcial e Administrador Galeria Fotográfica
|
|
Origem : Serzedo, VNG
Respostas: 7,373
|
|
Tanto de carro como de mota, mesmo tendo prioridade abrando sempre.
Até porque a lei de quem se apresenta pela direita nem sempre calha bem na situação, quando temos o exemplo da imagem, a lei da prioridade pela direita não devia de se aplicar, passando os da direita a ter que parar obrigatoriamente:

Legenda:
Verde - carro sem prioridade actualmente
Vermelho - carro com prioridade actualmente
Cinzento - muros
Na minha maneira de ver, o carro vermelho deveria de ter, nestes casos, um STOP, porque ele é que vai mudar de direcção e mesmo quando for à direita o maior perigo é de quem vem da estrada como o verde pois não tem visibilidade.
Hoje em dia muitos acidentes dão-se devido a isto, pois quem tem prioridade avança e quem vem numa estrada como o verde tende a não parar por ser uma "via principal".
Que acham?
"V"

__ __________________________________________________ _________________________
Twitter | | Hi5 | | Facebook | | OptimusTag | | Descubra o mototurismo!!!!
Andar de mota é uma arte e cair.... faz parte!!
Serzedo é a minha terra, Fábio Pereira o meu nome!
|

22-12-08, 19:53
|
 |
|
|
|
|
Como o Ricardo, também já fui levado na frente de um carro há alguns anos.
Seguia na ordem dos 50/60 kms/h, quando o carro sai do STOP, sem se certificar que, por falta de visibilidade provocada por uma carrinha estacionada em cima do cruzamento, poderia avançar sem chocar com quem passava.
Tive azar duas vezes, o fulano para além de não ter tido cuidado, ainda por cima não deveria conduzir, pois conduzia com uma depressão nervosa e a seguradora que por coincidência era a mesma, já sabia da situação dele.
Felizmente um varão que protegia o motor, também me protegeu a perna e o pé e o camião que vinha de frente ainda travou a tempo.
Foi levar com o carro e fugir para cima do passeio, para não levar também com o camião, parecia um GP.
Hoje, como já referi, passar um cruzamento significa para mim também, ter muito cuidado, experiências da vida. 
Dou toda a razão ao Serzedo, quando diz que o veículo que se apresenta pela direita não deveria ter prioridade, eu penso que em situação alguma deveria haver prioridade a quem se apresenta pela direita.
|

22-12-08, 22:04
|
 |
Viajante
|
|
|
|
Deixo no ar:
Porque será que na Inglaterra conduz-se pela esquerda e a prioridade é à mesma a direita?
|

22-12-08, 22:15
|
 |
Viajante Ouro, Moderador Parcial e Administrador Galeria Fotográfica
|
|
Origem : Serzedo, VNG
Respostas: 7,373
|
|
Desconhecia a parte da prioridade ser à direita na Inglaterra, mas se me perguntassem respondia com a lógica das nossas leis, dizendo, se se conduz pela esquerda a prioridade é pela esquerda.
Tendo em conta isso vai de encontro à ideia que coloquei no desenho XD
Temos de sensibilizar o Governo para uma alteração dessa lei, penso que seria uma melhoria, agora o chegar lá é que não é fácil, nada mesmo.....
"V"

__ __________________________________________________ _________________________
Twitter | | Hi5 | | Facebook | | OptimusTag | | Descubra o mototurismo!!!!
Andar de mota é uma arte e cair.... faz parte!!
Serzedo é a minha terra, Fábio Pereira o meu nome!
|

23-12-08, 14:49
|
 |
Viajante Ouro e Administrador
|
|
Origem : Maia
Respostas: 9,651
|
|
Falando de prioridades: A minha carta (original) é americana e lá a prioridade (não existindo sinalização) era de quem chegava primeiro, e só quando dois veículos chegavam ao mesmo tempo é que o da direita tinha prioridade.
Isto dá descontração para quem circula numa via, porque já tem acontecido por cá aparecer um carro repentinamente à minha frente só porque tinha prioridade.
E por cá nos cruzamentos: Eu abrando sempre e travo ligeiramente por não adivinhar se a via que vai cruzar com a minha tem stop ou sinal de perda de prioridade. E se não tiver habilito-me a levar com alguém de lado, o que é quase sempre fatal para o motociclista.
Nas rotundas evito sempre parar antes, e porquê? Porque geralmente o carro que vem atrás olha para a esquerda deixando de ter atenção à moto que segue em frente. Se parar completamente o mais certo é o carro de trás bater-me e empurrar-me para a frente de alguém que circule na rotunda. Um amigo sofreu um grave acidente assim. O que faço é abrandar e em caso de emergência utilizo a faixa da direita de fuga e circulo lentamente até ter o caminho livre.
Mesmo que o condutor de trás olhe para a esquerda, ao avançar, a moto não estará na sua trajectória.
Bom tópico António. 
|
|
Utilizadores vendo este tópico: 1 (0 viajantes e 1 visitantes)
|
|
|
| Ferramentas |
Procurar neste Tópico |
|
|
|
| Modos Visualização |
Modo Normal
|
Permissões para responder